A Casa Branca afirmou hoje que não irá interromper o esforço para sanções mais duras contra o Irã, apesar do novo acordo de Teerã para a troca de combustível nuclear, assinado com a Turquia e o Brasil. “Isso não muda os passos que nós estamos tomando para responsabilizar o Irã por suas obrigações, incluindo as sanções”, disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
O Irã assinou um acordo com a Turquia e o Brasil, membros não permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), para enviar 1.200 quilos de urânio com baixo enriquecimento à Turquia. Em troca, receberá 120 quilos de combustível para seu reator nuclear. Gibbs disse que, se Teerã cumprir o novo pacto, isso representaria “algum progresso”.
Ele notou, porém, que Teerã já afirmou que pretende continuar a enriquecer urânio a 20%. Gibbs disse que o prosseguimento dessa ação seria “uma violação direta às resoluções do Conselho de Segurança da ONU” e que os EUA ainda têm preocupações sobre a “confiança como um todo” do programa nuclear iraniano. As informações são da Dow Jones.