Pelo menos 20 pessoas foram mortas desde ontem na fronteira do México com os Estados Unidos em circunstâncias que sugerem o envolvimento com o tráfico de drogas, informaram hoje as autoridades locais. Entre os mortos estão dez pessoas da Cidade Juarez, uma pequena vila de fronteira considerada a mais atingida pela violência no país relacionada às gangues do tráfico.
A polícia informou que entre os corpos encontrados na fronteira estão três homens jovens atingidos por tiros, além de uma mulher. Seis homens foram mortos na Cidade Juarez, onde mais de 1.600 pessoas foram vítimas da violência no ano passado, e mais de mil já morreram em 2009 em brigas entre gangues que disputam as rotas de tráfico para os EUA, o maior mercado consumidor de cocaína do mundo.
O governo mexicano organizou uma força de segurança – com mais de 36 mil policiais e militares – para combater o problema das drogas no país. Deste total, 8.500 foram recrutados em Cidade Juarez. Desde de janeiro de 2008, a violência relacionada com o tráfico já matou mais de 7.700 pessoas na região. As informações são da Dow Jones.