Aniversário de cachorro vira negócio

Comemorar o aniversário do bicho de estimação com uma festa, como se este fosse um filho ou qualquer outro membro da família, vem se tornando um hábito cada vez mais comum entre os brasileiros. Em Curitiba já existe até uma empresa especializada na organização de confraternizações voltadas a proprietários e animais. Trata-se da Pet Festas, criada este ano pela guia de turismo Simone Valéria Cordeira.

?Sempre organizei festas para cães da família, da vizinhança e de amigos próximos. Porém, este ano tive a idéia de transformar isto em um negócio, pois sempre tive vontade de trabalhar com algo ligado a animais. Me sinto completamente realizada e feliz por estar lidando com algo que realmente gosto?, conta.

Atualmente, a Pet Festas só tem organizado eventos para cães. Porém, Simone tem interesse de se especializar e também começar a atender proprietários de outras espécies de animais, como gatos. Nas festas, ela disponibiliza decoração personalizada, como toalha com patinhas, bolo de verdade em formato de osso, velas que são bonecos de cães e painéis com motivos de bichinhos. Além disso, leva bexigas e providencia petiscos tanto para os seres humanos quanto para os cachorros.

?A comida fornecida aos cães é escolhida de acordo com o que é solicitado pelos proprietários, pois não é bom dar aos animais alimentos aos quais eles não estejam acostumados. Normalmente, são disponibilizados biscoitos, ossinhos e outros petiscos especiais comercializados em pet shops. No chão, também são deixados bebedouros para que os animais tenham água à vontade. Tudo é feito pensando na saúde e no bem-estar deles?.

A idealizadora das festas diz que os eventos proporcionam muita diversão aos proprietários dos bichos, sendo uma oportunidade para reunir os amigos e os familiares. Entretanto, também garante que as confraternizações são agradáveis aos cães, embora estes não entendam de forma plena tudo o que acontece. ?A presença de outros cães permite que o animal se socialize e brinque com outros de sua espécie. Além disso, faço tudo para que o ambiente não se torne estressante aos bichos e para que eles se sintam à vontade. É muito importante que o animal não se estresse com a festa e não se sinta assustado, por exemplo, com música alta?.

Para quem julga fútil fazer uma festa para o animal de estimação, Simone diz que encara o evento como uma forma de os donos retribuírem todo o carinho que a eles é dedicado pelo bicho. ?É uma forma de devolver o carinho que os animais de estimação têm pela gente?. Além de promover eventos para particulares, Simone também organiza festas a serem realizadas em pet shops, clínicas veterinárias e canis. Ela afirma que, além de servirem para confraternização de funcionários, os eventos também contribuem para que os estabelecimentos ganhem a simpatia e a fidelidade dos clientes. O valor das festas varia conforme o número de pessoas e animais convidados e recursos utilizados.

Aposentada se considera pioneira

A aposentada Regina Maria da Costa e Silva, que vive no litoral do Estado, é uma das pessoas que não abrem mão de comemorar cada novo ano de vida de seus animais de estimação. Ela realiza festas de aniversário para seus cães há vários anos e acredita que a iniciativa vale a pena, já tendo contado com o auxílio da proprietária da Pet Festas.

?Tenho dois poodles, Marie July, de nove meses, e Dan José, de dois anos. Este ano, comemorei o aniversário de Dan com uma festa no pátio do condomínio de uma amiga. Foi muito divertido e ele ganhou diversos presentes, como ursinho de pelúcia, colar de identificação e acessórios para os pêlos?, lembra. ?No ano que vem, devo comemorar os três anos dele em fevereiro e o primeiro aniversário de Marie em março?.

Regina, que se diz pioneira em festas para animais, pois já as realizava para cães que teve antes de Dan e Marie, garante que a organização e a realização dos eventos é muito prazerosa. Entretanto, ela revela que já foi muito criticada por gastar tempo e dinheiro em festas para bichos.

?As festas que faço não são caras. Além disso, eu não tiro nada de ninguém para realizá-las. Trabalho como voluntária em entidades que ajudam crianças e idosos e tenho minha consciência bastante tranqüila. Sei muito bem dividir minhas coisas e gosto de também prestigiar meus animais, que me fazem muito bem e me servem de companhia. Não vou deixar de realizar as festas, assim como não vou deixar de ajudar os seres humanos que ajudo?, afirma. (CV)

Táxi especializado em animais

Foto: Lucimar do Carmo
Amarildo Aguine explica que
serviço custa em média R$ 50.

Outro serviço voltado ao mercado pet que vem ganhando espaço na capital paranaense é o de táxi. No último mês de abril, foi criada na cidade a Pet Táxi, que realiza serviços de leva e traz de cães dentro do próprio município ou mesmo viagens para fora do Estado do Paraná.

?Dentro da cidade, nossa especialidade é transportar animais a consultas veterinárias. Fora, atendemos principalmente mudanças. Os clientes geralmente são pessoas que estão indo morar em outras regiões e que não sabem como transportar seus cães de forma correta e segura?, revela o idealizador e responsável pela Pet Táxi, Amarildo Aguine.

A idéia de criar um serviço de táxi para cães surgiu de uma necessidade enfrentada pela sogra de Amarildo. No ano passado, um dos cães dela ficou doente e ela teve dificuldades para conseguir que um táxi comum aceitasse transportar o animal. Ao identificar a oportunidade de negócio, Amarildo fez um curso de adestramento de cães, para saber lidar melhor com os animais, comprou algumas caixas de transporte em pet shops e começou a colocar a idéia em prática.

?Sigo todas as regras do Código de Trânsito Brasileiro, sendo que os cães nunca são transportados soltos, e sempre esterilizo as caixas de transporte utilizadas, garantindo a higiene e a saúde dos animais. Além disso, nunca simplesmente largo os cachorros nas clínicas e consultórios. Sempre espero que as consultas terminem para levá-los novamente para casa. Também permito que os bichos sejam acompanhados no carro por seus proprietários?, diz.

Um serviço de leva e traz dentro de Curitiba custa, em média, R$ 50. Já o preço das viagens varia conforme a quilometragem a ser percorrida e a presença de praças de pedágio nas estradas. (CV)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo