A chanceler da Alemanha Angela Markel não participará do funeral do casal presidencial da Polônia, que ocorrerá amanhã, na Cracóvia, sul do país, segundo informou há pouco o porta-voz do governo.
Angela Merkel foi impedida de viajar em meio ao caos provocado pela nuvem de cinzas do vulcão da Islândia, que obrigou inúmeros países europeus a paralisarem a movimentação nos aeroportos. Ela era esperada na tarde de ontem em Berlim, após viagem aos Estados Unidos, mas o voo foi direcionado para Lisboa porque o espaço aéreo alemão também havia sido paralisado.
A chanceler passou a noite na capital portuguesa e seguiu para Roma nesta manhã. Agora ela segue de carro para a Alemanha. A agência de segurança aérea alemã informou que o espaço aéreo do país permanecerá fechado até às 08h00, horário local (06h00 GMT), por causa das cinzas que cobrem a Europa.
O presidente polonês, Lech Kaczynski, sua esposa e mais 94 representantes do governo morreram em um acidente aéreo sábado passado no oeste da Rússia.