Jeremy Ractliffe, amigo a quem a modelo britânica Naomi Campbell deu três pequenos diamantes brutos em 1997, afirmou hoje que entregou as pedras às autoridades sul-africanas. Um porta-voz da unidade especial de investigações disse que Ractliffe entregou as pedras ontem e que a polícia as levou até a autoridade regulatória de diamantes para serem examinadas.

continua após a publicidade

Ontem, Naomi disse não saber se recebeu diamantes de presente do ex-dirigente da Libéria, Charles Taylor, após um jantar em 1997 oferecido por Nelson Mandela. Ela afirmou que dois homens bateram em sua porta e entregaram a ela uma bolsa com pedras “de aparência suja”.

Ractliffe declarou hoje que Campbell deu a ele as pedras em 26 de setembro de 1997 e disse ter ficado com os diamantes por não saber o que fazer com eles. “Eu os peguei porque pensei que poderia ser ilegal para ela levar diamantes brutos para fora do país”, disse.

continua após a publicidade

Em comunicado, Ractliffe disse que Campbell sugeriu que as pedras poderiam beneficiar o Fundo Nelson Mandela para a Infância, do qual ele era diretor na época, “mas eu disse a ela que não envolveria o fundo em algo que poderia ser ilegal”.

continua após a publicidade

“No final, eu decidi ficar com elas” e não comunicar o fato ao fundo ou a qualquer outra pessoa “para proteger a reputação do fundo, de Mandela e de Naomi Campbell, pessoas que não se beneficiaram (das pedras) de forma alguma”, diz o comunicado. Musa Zondi, porta-voz da unidade especial de investigação, disse que as autoridades só vão decidir se o caso será aberto depois do exame das pedras pela autoridade regulatória.