A American Airlines cancelou mais de 900 vôos nesta quinta-feira (10) nos Estados Unidos, para reparar cabos defeituosos em centenas de jatos. Foi o terceiro dia de grandes problemas na companhia, que ofereceu desculpas e vouchers de viagens para acalmar os furiosos clientes.

continua após a publicidade

Uma porta-voz informou que os cancelamentos prosseguiriam no sábado. Segundo ela, a empresa espera normalizar os serviços na noite do próprio sábado, dia 12.

Outras companhias também deixaram os passageiros sem alternativa, pois realizavam inspeções em cabos. A movimentação ocorre após uma nova norma de segurança da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) entrar em vigor.

A Alaska Airlines cancelou 11 vôos na manhã de quinta-feira, para realizar inspeções nas aeronaves. A Midwest Airlines cancelou pelo menos dez vôos nesta quinta-feira, pelo mesmo motivo.

continua após a publicidade

Os problemas podem estar apenas começando. As últimas inspeções são parte da segunda fase de auditorias realizadas pela FAA. O órgão está sob pressão de parlamentares, após ser divulgado que seus membros não foram rigorosos o suficiente com a Southwest Airlines Co., no ano passado. Mais de um terço dos vôos foram cancelados nos últimos três dias.

A American Airlines estima que mais de 100 passageiros estariam em cada um desses vôos cancelados. Isso significaria 250 mil pessoas afetadas nesta semana. O retorno ao normal depende da velocidade dos mecânicos para inspecionar a adequar as aeronaves às novas normas.

continua após a publicidade