O principal bloco parlamentar xiita do Iraque escolheu hoje o atual primeiro-ministro Nouri al-Maliki como seu candidato para o cargo, informou o legislador Falah Fayadh, da Aliança Nacional, em conversa com jornalistas. Segundo ele, os membros da coalizão votaram “por consenso”, mas não deu detalhes. A escolha de Maliki ajuda a abrir caminho para encerrar o impasse político de mais de seis meses no país, que está sem um novo governo desde as eleições de 7 de março.

continua após a publicidade

A Aliança Estado de Direito, de Maliki, ficou em segundo lugar na eleição, com apenas dois assentos a menos do que o bloco Iraqiya, do ex-primeiro-ministro Iyad Allawi. Mas Maliki juntou formas com a Aliança Nacional Iraquiana no início de maio. A recém-formada Aliança Nacional teve negociações descontinuadas por vários meses, na medida em que seus membros discutiam sobre a escolha de um candidato para o cargo de primeiro-ministro.

Antes do anúncio, o poderoso clérigo xiita Muqtada al-Sadr havia declarado seu apoio a Maliki. Com a novidade, o bloco de Muqtada al-Sadr, um religioso antiamericano, pode ainda obter importantes concessões do governo.

continua após a publicidade