O governador da província argentina do Chaco, Jorge Capitanich, aliado da presidente Cristina Kirchner, foi reeleito com ampla vantagem, o que favorece a mandatária para as eleições gerais de 23 de outubro. Segundo informaram nesta segunda-feira as autoridades eleitorais da província, Capitanich obteve 66,63% dos votos nas eleições de domingo, superando de longe o segundo colocado, Roy Nikish, da União Cívica Radical (UCR), que obteve 30,28% dos sufrágios. Capitanich dedicou a vitória ao falecido marido de Cristina, Néstor Kirchner, e à mandatária.
As eleições para governador na Argentina são um tipo de prévia para as eleições gerais, nas quais Cristina, favorita nas pesquisas de intenção de voto, buscará a reeleição. O chefe de gabinete, Aníbal Fernández, destacou que o triunfo folgado do governador do Chaco “não é casual e significa que o justicialismo (peronismo) está vivo como nunca”.
Capitanich disse à rádio 10 que existe atualmente “um grande cenário para desenvolver a Argentina como uma potência da agroindústria, do turismo e da mineração”. Segundo ele, é Cristina quem pode levar esse processo adiante.
Capitanich disse que ainda é “muito prematuro” falar de uma possível candidatura à presidência argentina em 2015. As pesquisas situam o governador do Chaco como um dos políticos peronistas de maior projeção nacional.
Embora candidatos peronistas aliados a Cristina tenham vencido eleições para governador nas províncias de Misiones, Catamarca, Salta e La Rioja, seus partidários foram derrotados em províncias de grande peso eleitoral como Santa Fe e na cidade de Buenos Aires.
As informações são da Associated Press.