A chanceler Angela Merkel disse hoje que quer continuar a governar a Alemanha para ajudar a melhorar a riqueza e a segurança de seus 82 milhões de habitantes, e promover a solidariedade entre todas as partes da sociedade.

continua após a publicidade

Merkel trabalha para conseguir um quarto mandato como chanceler em uma eleição nacional marcada para o dia 24 de setembro. Em entrevista à emissora publica da TV, a chanceler disse que também quer melhorar as escolas e a educação, e pressionar por mais automóveis elétricos.

continua após a publicidade

O principal adversário de Merkel também deu entrevista a outra rede de TV. O líder do Partido Social Democrata, Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu até janeiro, prometeu investir mais dinheiro na educação como chanceler.

continua após a publicidade

Na entrevista, Schulz acusou Merkel de ser distante e separada do público alemão. Merkel, em uma referência rara a seu adversário, rejeitou a caracterização e disse que quer “continuar servindo o bem-estar do povo alemão”.

Schulz, de 61 anos, está atrás de Merkel, de 63 anos, nas pesquisas, e com a Alemanha desfrutando de desemprego recorde, um orçamento equilibrado e uma economia forte, enfrenta uma batalha árdua para derrotá-la.

Os resultados mais recentes da pesquisa, lançados na sexta-feira pela agência Emnid, mostraram os social-democratas de Schulz com 23% das intenções de voto, enquanto o bloco conservador da Merkel tem 38%.

A estratégia de campanha de Merkel tem sido principalmente ignorar Schulz. A plataforma do seu partido da União Democrata Cristã está focada mais em Merkel como pessoa do que em questões urgentes.

Grandes cartazes de campanha mostram uma sorridente Merkel em frente ao preto, vermelho e amarelo da bandeira alemã com o slogan: “Para uma Alemanha na qual gostamos de viver e viver bem”.

O chanceler e Schulz devem participar de um debate televisionado em 3 de setembro, o único da campanha eleitoral. Fonte: Dow Jones Newswires.