A Alemanha disse que irá examinar um novo pacote de sanções dos Estados Unidos contra a Rússia, que foi aprovado na terça-feira pela Câmara dos Representantes, em meio a preocupações de que as medidas possam afetar empresas europeias.
Nas últimas semanas, Alemanha e Áustria criticaram as penalidades planejadas, dizendo que elas poderiam afetar empresas europeias envolvidas na tubulação de gás natural russo. Nesta quarta-feira, a porta-voz alemã Ulrike Demmer disse que o país se opõe, a princípio, a “sanções com efeitos extraterritoriais”. Ela acrescentou que é importante que a União Europeia e os EUA continuem a coordenar as sanções contra Moscou e que “examinaremos em detalhes o projeto de lei que foi aprovado”.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, Martin Schaefer, comentou que os EUA não têm o direito de dizer às empresas europeias como negociar com outros países, mas que a legislação aprovada na Câmara melhorou em relação à proposta original. Fonte: Associated Press.