Forças internacionais usaram gás lacrimogêneo e de pimenta para separar centenas de manifestantes albaneses e sérvios em confronto ocorrido neste domingo durante as eleições locais na tensa cidade de Mitrovica. Forças de paz da OTAN e soldados da União Europeia foram enviados para a região para evitar choques na ponte que une a cidade dividida entre sérvios e albaneses.

continua após a publicidade

Kosovo decretou sua independência da Sérvia em 2008, porém a Sérvia não aceitou essa decisão e, com o apoio da Rússia, vem tentando que outros países não reconhecem a independência de Kosovo. A separação é resultado de uma década de guerra contra a Sérvia e terminou quando a OTAN bombardeou os sérvios durante semanas com o objetivo de conter a limpeza étnica contra a população de maioria albanesa do Kosovo.

Neste domingo, cerca de dois mil albaneses encabeçados por veteranos de guerra iniciaram protestos contra a eleição no lado sérvio da cidade, alegando uma afronta contra a soberania do Kosovo.

Durante a manifestação, os policiais lançaram gases para controlar os sérvios que queriam invadir a ponte. Minutos depois, foram ouvidos disparos de armas automáticas do lado sérvio, mas a polícia não deu informações sobre feridos. Os dois grupos se dispersaram uma hora depois, mas as forças internacionais permanecem no controle da ponte que separa a cidade de Mitrovica.

continua após a publicidade