Al Gore quer reunião em 2010 para concluir COP-15

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista ambiental, Al Gore, convocou hoje os líderes mundiais para uma reunião na Cidade do México, em julho. O objetivo de um novo encontro é concluir o tratado climático em negociação em Copenhague.

A medida serviria para contornar um possível desfecho sem acordo, no final desta semana. Hoje, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que está “um pouco nervosa” sobre se a cúpula conseguirá atingir todos os seus objetivos.

Numa videoconferência exibida em Copenhague no final da tarde de hoje, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, e a chanceler da Alemanha se comprometeram a cooperar estreitamente nas negociações para um acordo sobre as mudanças climáticas, disse o porta-voz do governo alemão, Ulrich Wilhelm.

“Eles coordenaram suas posições e pediram às equipes de todos que trabalhem juntas durante as próximas preparações” para a conferência, disse Wilhelm em um comunicado.

Merkel quer que Copenhague resulte num consenso político, que então será finalizado num acordo político legal no primeiro semestre de 2010. Ela e os outros líderes também vão viajar para Copenhague, onde participarão da conferência. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo