A BMW é a 12.ª marca no Brasil a realizar o recall envolvendo airbags fabricados pela Takata, uma das principais fornecedoras do dispositivo no mundo.
A convocação contempla 2.009 exemplares dos modelos 320i, 325Ci Coupé, 325i, 330Ci Cabrio, 330i, 540i, M3 Coupé, M5, X5 3.0i e X5 4.4i, fabricados entre 2002 e 2006. As unidades devem ser levadas às concessionárias BMW para a substituição do equipamento.
Em 2013, veio à tona o defeito no dispositivo de abertura das bolsas infláveis fabricadas pela empresa japonesa Takata. No ano seguinte, o problema ganhou proporções mundiais ao ser associado a mortes de usuários que dirigiam veículos equipados com o componente.
Até o momento 14 ferimentos fatais (12 aconteceram nos Estados Unidos e 2 na Malásia) foram causados por fragmentos metálicos do insulflador, que acabaram projetados na direção dos ocupantes após uma colisão frontal de intensidade moderada ou severa.
As lesões seriam semelhantes a de facadas, inclusive com uma das mortes investigada inicialmente como homicídio, devido ao tipo de ferimentos encontrados no corpo do condutor.
Em junho deste ano, uma mulher de 44 anos morreu com marcas no peito em acidente com um Honda City (ano 2005) na Malásia. O inflador do airbag estava rompido. O carro da vítima foi chamado para recall em maio de 2015.
Mais de 30 milhões de veículos foram convocados ao redor do planeta para a verificação e possível troca do dispositivo. No Brasil, o número já ultrapassa a 2 milhões de unidades das marcas Audi, FCA Automobiles (Chrysler, RAM e Jeep), Honda, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Toyota e Volkswagen.
O atendimento da BMW começará no próximo dia 14 de setembro e o tempo gasto para a substituição do equipamento será de 25 minutos. Mais informações pelo telefone 0800 707 3578, das 8 às 19 horas, e também o site www.bmw.com.br/recall. Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo.
US$ 200 milhões de multa
Em novembro de 2015 o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão dos Estados Unidos que regulamenta o setor de transportes, aplicou uma multa recorde de US$ 200 milhões (R$ 650 milhões na cotação atual) à Takata pelo recall global de airbags defeituosos.
Vítima que quase perdeu a visão não sabia do recall
Uma das vítimas do airbag da Takata foi Stephanie Erdman, da Força Aérea Americana, que testemunhou na comissão do Senado dos EUA sobre seu acidente acontecido em 2013 quando dirigia seu Honda Civic 2002, em Destin, na Flórida.
Ela estava dirigindo e, quando o acidente ocorreu – descrito em seu depoimento como um ‘impacto frontal moderado’ -, um estilhaço do insulflador perfurou o seu seio direito, atingiu seu nariz e foi parar perto do olho direito. Erdman disse que passou por várias cirurgias e até terapia e que sua visão está comprometida para sempre.
A vítima afirmou ainda que nunca recebeu um aviso de recall, que a Honda admitiu ter lhe enviado em 2010, e que durante as três visitas de serviço que fez ao concessionário antes do ocorrido, nunca foi informada de que o modelo estava envolvido no chamado de reparo.