A planejada compra da empresa aérea italiana Alitalia pela Air France-KLM está definitivamente encerrada, segundo o diretor-financeiro da companhia franco-holandesa, Philippe Calavia. O executivo culpou a interferência política pelo fim das negociações.

continua após a publicidade

"Nós não podíamos continuar as conversas nas condições atuais e eu não vejo o que possa nos fazer mudar de idéia", declarou. "A situação não fica fácil para uma companhia quando ela está tentando persuadir sindicatos a mudar o modo como operam e uma campanha eleitoral chega e faz tudo retroceder cinco anos.

As negociações entre as duas empresas terminaram quando os sindicatos de trabalhadores da Alitalia impuseram condições que a Air France-KLM julgaram impossíveis de aceitar, especialmente a insistência em que a empresa continuasse usando o aeroporto de Milão como um segundo centro de operações.

Naquele momento, o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, que estava no meio da campanha eleitoral, criticou a planejada transação e a chamou de "inaceitável". Na semana passada, no entanto, Berlusconi afirmou que a Alitalia "precisa de ligações com parceiros internacionais e a Air France poderia ser uma boa solução". As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade