Ahmadinejad sofreu tentativa de atentado em Roma, diz embaixador

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, foi alvo de um atentado com raios X quando realizou sua viagem a Roma em junho para participar da reunião da FAO, informaram nesta terça-feira (1º) fontes diplomáticas citadas pela agência de notícias oficial Irna.

O embaixador iraniano em Roma, Abolfazl Zohrehvand, disse que o ataque tinha por objetivo afetar Ahmadinejad com radiações.

"No dia anterior à chegada a Roma de Ahmadinejad, controlei o [local] que seria sua residência e descobri que o sistema de segurança de raios-X emitia muitas radiações", disse o embaixador.

O nível de radiação desse sistema, segundo ele, era de 800 quando deveria ser de 300.

"No início, suspeitamos que a máquina tivesse defeitos, mas quando a substituímos vimos que as radiações não vinham dali. Quando o presidente entrou na residência, o nível de radiações chegou a 1.000, era tão forte que podia ser registrado em todo o palácio", disse.

O embaixador não explicou as medidas que foram tomadas para neutralizar as emissões.

O jornal Kargozoran, vinculado ao ex-presidente Hashemi Rafsanjani, pediu que sejam examinadas as declarações do presidente em relação a uma suposta tentativa de atentado no Iraque, e advertiu que trará "conseqüências nefastas para os interesses a longo prazo a utilização desses meios de propaganda".

Ahmadinejad havia dito que um atentado contra sua vida foi bloqueado quando realizou sua visita ao Iraque, em março.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo