Ahmadinejad pede que líbios se unam conta o Ocidente

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pediu nesta terça-feira que os líbios trabalhem juntos para evitar que as potências ocidentais tomem o controle de seu país e saqueiem suas riquezas.

“Seu primeiro objetivo é tomar o controle da Líbia e (então) tentar impor regras não revolucionárias e impopulares sobre seu povo”, disse ele em discurso proferido na província de Khorasan do Sul e transmitido ao vivo pela televisão estatal.

“As forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) intervieram sob o pretexto de ajudar os líbios…e transformaram a Líbia em ruínas…e sob o pretexto de reconstruir a Líbia, eles querem saquear suas riquezas”, afirmou Ahmadinejad.

O Irã apoiou a revolta líbia contra Muamar Kadafi, mas rejeitou fortemente a intervenção militar da Otan que levou à vitória da insurreição.

Ahmadinejad disse estar certo de que os líbios vão “se unir e expulsar” os poderes ocidentais.

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, enviou uma mensagem aos novos líderes da Líbia saudando a “total libertação do país”, informou a agência de notícias Mehr.

Salehi disse esperar que os líbios exercitem sua soberania “instalando um regime baseado na democracia religiosa ao mesmo tempo em que preserva a independência e a estabilidade do país, sem influência ou interferência de forças estrangeiras”. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo