Agente dos EUA da Imigração é morto a tiros no México

Um funcionário da Agência de Imigração e Aduanas dos EUA morreu depois de ser atacado a tiros nesta terça-feira por desconhecidos em uma estrada no México. O outro agente americano ficou ferido, confirmaram as autoridades de ambos os países. O ataque ocorreu por volta das 15 horas locais (perto das 11 horas em Brasília), na principal estrada que liga o norte ao sul do País, no Estado de San Luis Potosí, a cerca de 320 quilômetros ao norte da Cidade do México, disse um porta-voz da Secretaria de Segurança Pública estatal.

Um dos agentes morreu em virtude dos vários ferimentos. Já o segundo funcionário recebeu disparos no braço e na perna e se encontra com um quadro estável”, informou a Secretária de Segurança Nacional dos EUA, Janet Napolitano. Os dois agentes do Serviço de Imigração e Aduanas, vinculados ao escritório da Cidade do México, realizavam uma viagem oficial. A violência relacionada ao narcotráfico tem aumentado, especialmente ao norte do país, desde que o presidente Felipe Calderón lançou uma campanha contra o crime organizado ao assumir o cargo no final de 2006.

Em março do ano passado, três americanos e um mexicano, vinculados ao consulado dos EUA na fronteiriça Ciudad Juárez, foram assassinados. Os EUA apoiam com recursos e treinamento ao México em seu combate aos cartéis de drogas. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo