A agência de notícias semi-oficial Fars, do Irã, copiou hoje uma reportagem falsa escrita pelo site humorístico americano “The Onion”, que publica notícias brincando com a realidade.
O texto fazia referência a uma falsa pesquisa do instituto Gallup que apontava o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, como o preferido entre os eleitores americanos brancos e da zona rural para assumir a Casa Branca.
“De acordo com os resultados de uma pesquisa do Gallup divulgada nesta segunda-feira, a grande maioria dos brancos americanos da zona rural disseram que eles prefeririam votar em Mahmoud Ahmadinejad que votar no presidente dos Estados Unidos, Barack Obama”.
Sem citar o “The Onion”, a agência publicou a nota, que foi revelada há quatro dias pelo site satírico. No entanto, foram omitidos detalhes, como as negações do iraniano ao Holocausto e as execuções de presos políticos. A foto também foi alterada para uma em que o mandatário aparece mais sorridente.
No final, cita uma falsa declaração de um homem da Virgínia Ocidental que prefere Ahmadinejad. “Ele leva a defesa nacional a sério e nunca deixaria os militantes gays dizerem como dirigir o país assim como Obama faz”.
O erro da Fars foi mostrado horas depois por blogueiros em todo o mundo e a nota foi a terceira mais lida do site da agência iraniana. A falha foi comunicada à delegação iraniana na ONU (Organização das Nações Unidas) pelo “New York Times”.
O portal “The Onion” respondeu à publicação com humor, em uma mensagem no microblog Twitter. “A melhor fonte de informações do Irã, a Fars, é uma assinante do The Onion. Logo, nós compartilhamos livremente todo e qualquer conteúdo”.