As duas maiores companhias áreas dos Emirados Árabes Unidos disseram ter interrompido voos de carga a partir do Iêmen, como precaução, após a descoberta de dois pacotes de entregas contendo explosivos em aviões no mês passado.

continua após a publicidade

A maior companhia aérea do Oriente Médio, Emirates, que opera a partir de Dubai, e a companhia Etihad Airways, de Abu Dabi, confirmaram o embargo no transporte de cargas neste domingo. A companhia de voos com desconto Air Arabia, com sede no emirado de Sharjah, também disse ter interrompido o transporte de carga com origem no Iêmen.

Não está claro quando exatamente a suspensão foi implementada, mas estão em vigor desde, pelo menos, a semana passada, disseram porta-vozes das companhias aéreas.

A companhia aérea Etihad acrescentou que parou de transportar cargas da Somália, que tem fronteira marítima no Golfo do Áden, onde está o Iêmen, e que mantém antigo laço comercial com o país. A companhia disse que a suspensão será mantida até que haja uma definição dos governos no mundo sobre permissão para transporte de bens a partir de tais portos.

continua após a publicidade

Vários países, incluindo os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha e a França, tomaram medidas de segurança similares na última semana. A Alemanha suspendeu voos de carga e de passageiros do Iêmen e os norte-americanos temporariamente proibiram a entrada de carga e correspondência do país. As informações são da Associated Press.