Após a prisão do presidente da Guatemala Otto Perez Molina e de sua vice Roxana Baldetti, acusados de fazerem parte de um grande esquema de corrupção no país, Juan Carlos Monzon Rojas se entregou às autoridades na noite de domingo.

continua após a publicidade

Secretário pessoal da ex-vice-presidente, Monzon Rojas é apontado como o líder do esquema de corrupção que já envolve cerca de 140 investigados pela Comissão Internacional Contra Impunidade da Guatemala. Conhecido como “La Linea”, o grupo corrupto supostamente cobrava uma propina de empresas para oferecer taxas de importação mais baixas. A audiência de Monzon Rojas está prevista para esta segunda.

Acredita-se que o esquema que abalou o governo da Guatemala movimentou milhões de dólares. Promotores e a Comissão Internacional afirmam que os então presidente Perez e a vice Molina estavam cientes do esquema de corrupção e que receberam metade das propinas. As contas bancárias de ambos foram congeladas por determinação judicial.

A Comissão Internacional ainda confirma a existência de pelo menos 88 mil escutas telefônicas e centenas de documentos que provam o envolvimento dos acusados. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade