mundo

Acordo entre UE e Reino Unido deve ser concluído em semanas, diz Juncker

Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker mostrou otimismo em entrevista veiculada nesta segunda-feira pela emissora France 24 sobre a possibilidade de um acordo entre o Reino Unido e a União Europeia para a saída do país do bloco. “Nós teremos um acordo com nossos amigos britânicos e ele deve ser concluído nas próximas semanas”, afirmou ele.

Juncker afirmou que um acordo “precisa ser feito”, já que uma saída desordenada seria algo “catastrófico”. A retirada britânica, de qualquer modo, é uma “tragédia” em si, disse.

A autoridade ainda comentou que defende o diálogo entre a UE e a Rússia. Segundo ele, esses contatos podem contribuir para um entendimento entre as partes, mas por ora as sanções seguem em vigor, por causa do comportamento russo ao anexar a Crimeia e intervir no leste da Ucrânia.

Ainda para Juncker, um eventual Exército europeu não seria um problema. Ele falou sobre o tema após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticar a possibilidade e pedir que a Europa pague mais por sua presença na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Juncker enfatizou que um Exército do continente estaria alinhado com as forças da Otan e que isso seria inclusive um ganho para os EUA. Além disso, lembrou que os europeus têm gastado mais em defesa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo