A agência de segurança nuclear do Japão deu ao acidente ocorrido na usina Dai-ichi, em Fukushima, provocado pelo terremoto que atingiu ontem o país, uma nota 4, numa escala de zero a 7, disse um representante do órgão. De acordo com a escala, o nível 4 indica um acidente “com consequências locais”. O desastre ocorrido em 1986 em Chernobyl recebeu a nota máxima.

continua após a publicidade

O acidente reanimou um debate antinuclear na Alemanha. Cerca de 60 mil pessoas participaram de uma manifestação contra esse tipo de energia no Estado de Baden-Wuertemberg, onde haverá eleições no próximo dia 27 e nas quais o partido da primeira-ministra do país, Angela Merkel, enfrenta disputa acirrada depois de décadas no poder.

O ministro de Meio Ambiente da Alemanha, Norbert Roettgen, disse a uma estação de rádio hoje que acredita que provavelmente um colapso tenha ocorrido na usina nuclear de Fukushima, mas afirmou que, por causa da grande distância e das condições climáticas, uma ameaça à Alemanha quase pode ser totalmente descartada. Autoridades do Japão, enquanto isso, prosseguiam com esforços para conter os danos.

O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, emitiu um alerta de viagens para o nordeste do Japão, onde vivem cerca de 100 alemães. Ele e Merkel concederão nesta tarde uma entrevista coletiva sobre a situação japonesa depois de uma reunião de crise da qual o ministro de Meio Ambiente e o do Interior participaram. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade