Acidente aéreo mata candidato à presidência paraguaia

O candidato à presidência do Paraguai Lino Cesar Oviedo morreu após um acidente de helicóptero, informaram autoridades neste domingo. Na noite de sábado, Oviedo voltava, junto com seu guarda-costas, de um comício no norte do Paraguai quando a situação climática piorou.

Os três ocupantes da aeronave morreram na queda, disse Johnny Villalba, porta-voz da autoridade aeroportuária do Paraguai. “As causas do acidentes e outros detalhes estão sendo investigados por especialistas do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aéreos”, disse ele, referindo-se a uma agência da autoridade aeroportuária paraguaia.

Oviedo, de 69 anos, era candidato às eleições de abril pelo terceiro maior partido de oposição do Paraguai, a União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace). General reformado e ex-chefe do Exército, ele havia tentado várias vezes a presidência do país, nem sempre por meios democráticos.

Populista que contava com a maioria dos indígenas pobres do Paraguai, Oviedo foi condenado por conspirar para a derrubada do presidente Juan Carlos Wasmosy, numa breve rebelião em abril de 1996 e cumpriu metade de seus 10 anos de pena antes de ser libertado.

Posteriormente, o Tribunal Superior exonerou Oviedo, depois de oficiais militares terem negado que houve uma tentativa de golpe, liberando-o para concorrer à presidência em 2008, quando ele ficou na terceira colocação. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo