Um acidente aéreo hoje no sul do Sudão deixou 21 mortos. O ministro da Defesa do governo do sul do Sudão e um conselheiro presidencial estavam entre as vítimas fatais. Além deles, outras 19 pessoas morreram, segundo a mídia estatal.

continua após a publicidade

Os 19 passageiros e os dois tripulantes morreram quando o avião caiu na remota região de Bahr Gazal, no sul do Sudão. A informação foi divulgada pela agência de notícias estatal Suna. O ministro Dominic Dim Deng e o conselheiro do governo do sul do Sudão Justin Yak estavam entre as vítimas.

A Suna afirmou que o piloto contatou a torre de comando na cidade de Rumbek, pouco antes do acidente. Houve um pedido de permissão para aterrissagem, porque um dos motores apresentava problemas técnicos. Poucos minutos depois, a torre perdeu contato com a aeronave.

Uma estação de rádio mantida pelas Nações Unidas que opera na área, a Mireya FM, informou que o avião pertencia à companhia Southern Sudan Air Connection.

continua após a publicidade

O sul do Sudão foi palco de um longa guerra civil que terminou em 2005. A região possui atualmente um governo semi-autônomo. Um acordo de paz assinado em 2005 encerrou mais de duas décadas de guerra civil entre a população de etnia sul-africana e o governo sudanês dominado pelos árabes, da capital Cartum. Mas a paz parece frágil. O conflito no sul não tem relação com a guerra em Darfur, província no oeste do país onde até 300 mil pessoas já morreram em cinco anos de confrontos.