O presidente palestino, Mahmoud Abbas, do Fatah, negou neste domingo (3) a concessão de asilo na Cisjordânia para os refugiados do grupo que escaparam da Faixa de Gaza após o confronto com o Hamas neste fim de semana. Os homens fugiram para Israel no sábado (2), após um confronto com o Hamas que deixou nove pessoas mortas e quase 90 feridos. Abbas manteve sua posição de não transferir os refugiados para a Cisjordânia.
De acordo com seus assessores, o presidente palestino acredita que o Fatah precisa manter sua presença em Gaza. Entretanto, existe a preocupação de que os refugiados poderão enfrentar problemas ao retornar a Gaza
“Os membros do Fatah em Gaza devem ficar em seus postos e não devem deixar Gaza para o Hamas”, disse Fahmi Zaghrir, porta-voz da Cisjordânia para a Fatah. Nimr Hamad, conselheiro de Abbas, acrescentou que uma exceção será feita para os procurados pelo Hamas.
O Hamas confirmou que deteve o primeiro grupo de 32 refugiados que foi enviado de volta para Gaza hoje e 27 deles foram libertados em seguida e apenas cinco continuaram detidos.