Mahmoud Abbas, o presidente da Autoridade Palestina, reuniu-se neste domingo com o presidente de El Salvador, Mauricio Funes. Abbas está em visita à América Latina para buscar apoio para o reconhecimento do Estado palestino.
“Nós entendemos que o presidente Abbas quer compartilhar conosco como ele vê o processo nas Nações Unidas”, disse o ministro de Relações Exteriores Hugo Martinez.
Abbas, que agradeceu ao líder salvadorenho pelo reconhecimento da Palestina como um Estado soberano, também pediu a Funes que seu país seja mediador no processo de paz com Israel.
“Senhor presidente, você pode ter um papel conciliador entre a Palestina e Israel num acerto final”, disse Abbas.
Embora El Salvador tenha reconhecido a Palestina como um “Estado livre, soberano e independente” em 25 de agosto, San Salvador não disse ainda que posição vai tomar na ONU.
“Antes de divulgar nossa posição, queremos ouvir o ponto de vista do presidente Abbas”, disse Martinez no sábado.
Após a reunião com Funes, Abbas viajou para Bogotá para um encontro com o presidente colombiano Juan Manuel Santos, que já disse que a Colômbia vai se abster na votação pelo reconhecimento na ONU.
A Colômbia, que ocupa um assento não permanente no Conselho de Segurança, argumentou que o reconhecimento do Estado palestino deve ocorrer por meio de negociações com Israel.
Abbas, que foi recebido na base aérea de colombiana de Catam, deve permanecer na Colômbia até terça-feira, quando terá uma reunião com Santos.
A ação tomada pelos palestinos, que pedem o reconhecimento de seu Estado na ONU, sofre forte oposição dos Estados Unidos e de Israel, que dizem que um Estado palestino só pode surgir por meio de negociações bilaterais.
Seis dos membros do Conselho de Segurança – Brasil, China, Índia, Líbano, Rússia e África do Sul – indicaram publicamente seu apoio ao pedido palestino. As informações são da Dow Jones.