Dirigindo-se a uma multidão estimada em cerca de 50 mil pessoas em Grant Park, no centro de Chicago, o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, afirmou que trabalhará para unir o país e restabelecer a confiança numa nação desestimulada pela guerra e pela crise econômica. “A estrada à frente será longa; nossa escalada será íngreme”, declarou.
“Podemos não conseguir chegar lá em um ano ou mesmo num mandato, mas nunca como nesta noite tive tantas esperanças de que chegaremos lá.” Acompanhado por sua esposa, Michelle, e pelas duas filhas, Obama reconheceu a natureza histórica de sua vitória. “Foi uma longa espera, mas nesta noite, por causa do que fizemos neste dia, nesta eleição, neste momento decisivo, a mudança chegou à América”, discursou.
O senador democrata também reconheceu que enfrentará uma situação difícil. “Sabemos dos desafios que teremos pela frente: duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise financeira da história”, enumerou. “Muitos não vão concordar com todas as decisões ou políticas que eu fizer como presidente, e nós sabemos que o governo não pode solucionar todos os problemas”, disse. “Mas serei sempre honesto com vocês sobre os desafios que enfrentamos e ouvirei vocês, especialmente quando discordarmos”, acrescentou. “E acima de tudo, pedirei que vocês se juntem ao trabalho de reconstruir esta nação da única forma com que isso tem sido feito na América por 221 anos: tijolo por tijolo, ladrilho por ladrilho, mão calejada por mão calejada”.
Obama declarou ainda ter recebido um telefonema de seu oponente, o senador republicano John McCain, a quem disse que trabalharão juntos nos próximos meses. “Ele lutou duro e por muito tempo nesta campanha, e lutou ainda mais pelo país que ama”, elogiou. As informações são da Dow Jones.