As brasileiras estão começando a descobrir um novo leque de oportunidades. Hoje, elas lideram 46% dos pequenos negócios existentes no país. Em 2000 eram apenas 29%, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que avalia o empreendedorismo em 31 países.
Para estimular a capacidade empreendedora das mulheres, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil) lançaram hoje o Prêmio Mulher Empreendedora. O objetivo é dar maior visibilidade a histórias de sucesso de empreendedoras, para incentivar que outras mulheres abram seus próprios negócios.
?Esse incentivo é até supérfluo, porque as mulheres já estão empreendendo muito mais. A velocidade de empreendimento delas é maior que a dos homens?, afirmou o presidente do Sebrae, Silvano Gianni, para quem as mulheres possuem, em geral, um perfil adequado para as atividades empreendedoras. ?São prudentes, responsáveis?, exemplificou.
Para a subsecretária da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Ângela Fontes, as mulheres têm uma capacidade natural de ser realizadoras. ?Elas têm uma necessidade de satisfazer financeiramente não apenas a própria subsistência, como também a da família?, afirmou.
As mulheres, segundo Ângela Fontes, áinda enfrentam seus próprios medos, além da discriminção da sociedade em relação à capacidade de liderarem iniciativas de negócios. “Algumas acham que não são capazes”, acrescentou.
Silvano Gianni informou também que o Sebrae vai criar cursos e programas específicos para o público feminino, e adaptar os já existentes.
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