Muitas decisões a tomar pelo caminho em Fallout 3

Matéria extraída do blog Girls of War (http://girlsofwar.wordpress.com/)
Por Vivi Werneck, editora colaboradora do portal MisterApe

Fazia tempo que eu não ficava tão ansiosa com o lançamento de um jogo quanto fiquei com Fallout 3. O que mais me deixou inquieta foi saber que o game seria desenvolvido pela Bethesda, a mesma produtora do premiado The Elder Scrolls IV – Oblivion, jogo incrível e que, particularmente, eu adoro. Mas as semelhanças entre os dois títulos não páram por aí. Vou explicar o porquê disso mais a frente.

Para quem não conhece a série, Fallout teve suas duas edições anteriores criadas pela Interplay, em 1997 e 1998, e que ajudaram a definir a história do RPG em turnos. Nele, a ação é fluida até o combate, que acontece com o uso de pontos de ação, gastos em cada movimento (tiro, recarregamento, caminhar). Ao fim dos APs, como são chamados, o controle é do inimigo. Esse sistema de batalhas também pode ser jogado em Neverwinter Nights 1 e 2.

Dez anos depois, Fallout 3 é uma mudança radical. A visão isométrica é trocada pela primeira pessoa, com um motor gráfico bem parecido com o de Oblivion. Não quero afirmar aqui que o jogo é uma espécie de “Oblivion do futuro”, como já li em outros lugares. Mas quem já jogou o game medieval vai notar algumas semelhanças relativas à jogabilidade e montagem do personagem.

Exemplo: em Fallout 3, a Bethesda repetiu o recurso gráfico Facegen – que permite modelar o rosto do personagem. As teclas do teclado (para quem joga no PC), também são muito parecidas e outros recursos como fast travels e resting buttom também estão presentes.

A grande melhoria implantada, em minha opinião, foi em relação à visão em terceira pessoa. Diferente de Oblivion, sua mira realmente funciona e você não corre o risco de acertar algum companheiro por engano na confusão.

O game também pode ser jogado como um shooter, mas o combate em turnos ainda está lá, com o uso do sistema VATS – a grande sacada do jogo, que pausa a ação para mostrar a probabilidade de atingir partes do corpo do adversário. E ainda oferece ótimas cenas do resultado.

Realmente muito útil, procurem usar uma granada ou um foguete em multidões usando este recurso… É um espetáculo de pedaços de corpos voando para todos os lados. Um verdadeiro açougue! Hehehe…

Fallout 3 é ambientado em um cenário pós-apocalíptico, onde impera o choque do clima dos anos 50 com a alta tecnologia e a solidão do personagem principal.

>> LEIA A SEGUNDA PARTE DESTA REVIEW!

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