MST invade fazenda do deputado José Janene no Paraná

Cerca de 700 integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram hoje de manhã a Fazenda 3 Jota de propriedade do deputado federal licenciado José Janene (PP-PR), que fica no distrito de Guaravera, em Londrina, no norte do Paraná. De acordo com o MST, o objetivo é "denunciar a corrupção de políticos que usam o dinheiro público para acumular patrimônio, principalmente em fazendas". A propriedade tem 192 hectares e criação de ovelhas.

Entre as justificativas do movimento para a invasão estão reportagens que mostrariam que Janene, antes de se eleger deputado em 2002, teria declarado à Receita Federal que suas empresas tiveram rendimento zero. No entanto, entre 2003 e 2004, ele e sua mulher, Fernanda, tornaram-se proprietários de várias fazendas, além de imóveis e veículos. Os bens da mulher do deputado e de dois assessores estão bloqueados por ordem da Justiça Federal.

O MST está pedindo que as fazendas do deputado sejam destinadas à reforma agrária, que o mandato seja cassado e que o dinheiro supostamente obtido de forma ilícita seja devolvido. Janene é um dos acusados de se beneficiar no chamado mensalão. Seu assessor, João Cláudio Genu, teria sacado R$ 4,1 milhões das contas do publicitário Marcos Valério. O processo está no Conselho de Ética.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo