MST invade a 10ª fazenda no Pontal do Paranapanema

Integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram ontem (05) a Fazenda Guarani, em Presidente Bernardes, no Pontal do Paranapanema, extremo-oeste do Estado de São Paulo. Com essa invasão, já são dez as fazendas invadidas na região desde o segundo turno das eleições, no final de outubro. No domingo, o movimento ocupou a Fazenda Santa Tereza, em Euclides da Cunha Paulista. No mesmo dia, integrantes do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast), uma dissidência do MST, invadiram a fazenda Santa Terezinha, em Caiuá. As três fazendas ainda permanecem sob comando dos sem-terra. Nas demais fazendas, houve desocupação.

A Justiça de Euclides da Cunha determinou o despejo dos sem-terra que invadiram a Fazenda Santa Tereza, em ação de reintegração de posse movida pelo dono da propriedade, Érclito Macedo. O mandado deve ser cumprido esta semana.

Os sem-terra alegam que a fazenda faz parte de uma grande área de terras devolutas. O Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) informou que a ação discriminatória foi julgada procedente em primeira instância, mas o proprietário entrou com recurso. Segundo o coordenador estadual do MST, Valmir Sebastião as ocupações são uma forma de apressar a reforma agrária na região. Já o presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antonio Nabhan Garcia, disse que as invasões se tornaram corriqueiras. "Houve uma banalização desse crime.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo