O Movimento dos Sem-Terra (MST) e sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) decidiram nesta terça-feira (20) manter a jornada de invasões iniciada no domingo de carnaval no oeste paulista. Em dois dias, foram invadidas 13 fazendas no Pontal do Paranapanema e na Alta Paulista. Outras ações estão previstas para amanhã na região de Araçatuba, nova área de atuação do líder José Rainha Júnior.
A decisão foi tomada após as declarações do secretário de Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Marrey, de que o governo não vai tolerar as invasões e de que elas "não levam a nada". Segundo Rainha, no todas as áreas no Pontal transformadas em assentamentos foram antes ocupadas pelos sem-terra. "A reforma agrária só avança na pressão feita pelo movimento social."
Amanhã, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) e o grupo de José Rainha pretendem invadir duas fazendas na região de Araçatuba. Nos próximos dias, deverão ser ocupadas outras oito áreas na região de Andradina.