Será realizada neste sábado, na fazenda Corumbataí, em Jardim Alegre, no Paraná, a Festa da Vitória para comemorar a conquista do assentamento 8 de Abril. O governo federal comprou a área e assentou 800 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A fazenda, um latifúndio improdutivo com mais de 14 mil hectares, foi ocupada no dia 8 de abril de 1997 por 800 famílias sem terra, após o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) declarar o imóvel improdutivo. Durante os seis anos de acampamento as famílias denunciaram ataques e perseguições por parte de milícias de pistoleiros e fazendeiros.
Atualmente a área é um pólo de desenvolvimento econômico e influencia a economia da região, com uma estrutura produtiva construída com o trabalho das famílias que aplicam na região os rendimentos da colheita.
Na safra 2002/03 foram colhidos e comercializados 510 mil sacas de milho de 60 quilos, 250 mil sacas de feijão, e 80 mil arrobas de algodão. A patrulha de máquinas atual é composta por 160 tratores equipados, 29 caminhões, e 9 colheitadeiras, além de animais e equipamentos de tração animal. A maioria das famílias vive em casas com energia elétrica e água encanada.
Na área educacional, são 358 professores no ensino fundamental, 180 no ensino médio, e 11 turmas de educação de jovens e adultos com 29 educadores.
A festa deste sábado acontece durante todo o dia com apresentações de cantores e músicas regionais e na programação consta ainda um ato simbólico de colheita do feijão. Para encerrar as atividades acontecerá na cidade um grande baile popular.