O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), criticou há pouco os senadores que aprovaram o projeto da Lei de Biossegurança, liberando o plantio e a comercialização de soja transgênica. Para ele, o governo cometerá um erro se editar uma medida provisória liberando o plantio desse produto geneticamente modificado.
“Se eu fosse o presidente da República concederia ao Paraná o título de área livre de transgênicos”, afirmou Requião, ao chegar ao Hotel Bristol, para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Londrina para uma inauguração. O título é reivindicado há algum tempo pelo governador, que proibiu o plantio de soja transgênica no Estado e o embarque do produto em portos paranaenses .
Na avaliação de Requião, a liberação de soja geneticamente modificado no País vai “jogar fora 50 anos de pesquisa agrícola e colocará o setor na mão de apenas uma multinacional”, a Monsanto. “O plantio de soja transgênica é uma bobagem”, afirmou. “O Brasil vai pagar muito caro por isso.”
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna