MP denuncia 81 pessoas por envolvimento na Operação Sanguessuga

Brasília – Oitenta e uma pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) no Mato Grosso por envolvimento com a quadrilha que fraudava licitações de ambulâncias e influenciava emendas parlamentares. O esquema foi descoberto pela Polícia Federal durante a Operação Sanguessuga.

Segundo nota do MPF/MT divulgada ontem (1º), o núcleo empresarial da quadrilha era composto por empresários estabelecidos em Cuiabá. "A partir da sua base na capital do estado do Mato Grosso, o bando manejava empresas de fachada. E com elas participava de licitações simuladas em todo o Brasil", diz o texto divulgado pelo Ministério Público.

A estimativa do MPF/MT é de que a organização criminosa tenha ocasionado prejuízos da ordem de R$ 110 milhões aos cofres púbicos. Parte desse dinheiro era revertida a servidores públicos, sob a forma de propina. O esquema, ainda de acordo o MPF, contava com a participação de agentes infiltrados no Congresso Nacional e em cargos de destaque nos ministérios.

Com a denúncia, terá início agora a ação penal contra os acusados. O primeiro ato do processo será o interrogatório de todos os denunciados. Paralelamente, o Ministério Público Federal dará continuidade às apurações para identificar outros possíveis participantes do esquema desarticulado pela Operação Sanguessuga.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo