Cerca de 165 mil ex-alunos que devem ao antigo Programa de Crédito Educativo (Creduc), substituído pelo Financiamento Estudantil (Fies), podem preparar as calculadoras para renegociar suas dívidas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou Medida Provisória, hoje, autorizando a renegociação de dívidas dos ex-estudantes que hoje alcançam o valor total de quase R$ 2 bilhões.
?O que se quer é retomar essas dívidas, mesmo que a longo prazo, porque essas pessoas estão no Cadin (Cadastro de Inadimplentes), portanto têm problemas também na dívida pessoal. O importante é resolver esse problema da melhor maneira possível, e o governo está encontrando uma fórmula para que nós possamos não só superar o problema, como livrar as pessoas dele?, afirmou o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Carlos Antunes.
O secretário alerta que as dívidas não serão anistiadas como vem sendo divulgado. ?Não haverá anistia, apenas o refinanciamento, que será definido em conjunto pelo governo e pela Caixa Econômica Federal, que deverá cumpri-lo?, explicou ele. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)