No Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, 13 vôos estão atrasados e dois já foram cancelados na manhã desta segunda-feira: um da TAM, que vinha de Buenos Aires, e um da Gol, com destino a Congonhas.
Segundo a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-Esturtura Aeroportuária (Infraero), o movimento está se normalizando. Os atrasos hoje estão em torno de meia hora, ainda acima do tempo médio, que é de até 15 minutos.
De acordo com um balanço da Infraero, o dia 1.º de novembro foi um dos mais críticos do chamado "apagão aéreo" – 98 vôos registraram atrasos em pousos ou decolagens e quatro foram cancelados.
No dia seguinte, quando a Aeronáutica convocou uma força-tarefa para tentar evitar colapsos, 41 vôos apresentaram atraso e 12 foram cancelados. Na sexta-feira (3), 21 atrasaram e quatro foram cancelados. No sábado (4) foram sete vôos atrasados e não houve registros de cancelamento. Ontem (5) final de feriado, o movimento foi mais intenso, com o atraso de 54 vôos.
Diariamente são realizadas no Afonso Pena , 154 operações de pouso e decolagem e transitam pelo aeroporto 9.700 passageiros, em média.