A página da internet www.narizdepalhaco.com.br divulgou um convite aos eleitores para votar no próximo domingo (1) usando nariz de palhaço. A ação, segundo o organizador do movimento e responsável pela página, Fabiano Keller, tem como objetivo ?moralizar a situação? política brasileira e também servir de incentivo para que as pessoas votem conscientes.
?A gente não faz uma crítica a um partido específico ou a um político específico. A nossa crítica é contra toda a situação. A gente luta pela moralização e pela conscientização do voto?, diz Keller, que garante que o movimento é apartidário e que não prega voto em branco ou nulo. ?Quem está eleito lá é porque a gente votou. Primeiro a gente prega a nossa conscientização para depois poder exigir alguma coisa de quem está lá?, afirma.
Keller não sabe ainda quantas pessoas deverão aderir ao movimento no dia 1° de outubro, mas afirma que a mobilização das pessoas na internet está sendo grande. O organizador diz que manifestações na baixada santista, litoral paulista, onde o movimento nasceu, já estão confirmadas para o próximo domingo. Faixas, cartazes, e narizes-de-palhaço serão distribuídos pelos organizadores em alguns locais de votação.
?No enorme circo chamado Brasília nos sobra o papel de palhaços. Então, vamos às urnas caracterizados como tal!!!?, diz um trecho do texto disponível no site.
Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há nenhum impedimento, do ponto de vista legal, de as pessoas votarem com nariz de palhaço