Os portos paranaenses de Paranaguá e Antonina estão obtendo marcas históricas, segundo o superintendente da administração portuária, Eduardo Requião. Nos dois portos – que estão interligados -, de janeiro até agora foram movimentadas 15,7 milhões de toneladas, 12,30% a mais do que em igual período do ano passado, quando foi registrada movimentação de 13,9 milhões de toneladas.
No segmento de carga geral, maior empregador de mão-de-obra, o movimento cresceu de 1,9 milhão de toneladas para 2,6 milhões de toneladas, representando um percentual de 36,35%.
No segmento de granéis sólidos, o mais representativo para a economia do Paraná, houve crescimento de 12%. Enquanto de janeiro a junho do ano passado, houve movimento de 9,7 milhões de toneladas, entre exportações e importações, neste ano o volume já chega a 10,9 milhões de toneladas. O complexo soja, incluíndo farelo, grão e óleo, soma 6,3 milhões de toneladas embarcadas para o mercado internacional.
Os granéis líquidos, que incluem óleos vegetais e derivados de petróleo, tiveram aumento de aproximadamente 20%, nas operações com o mercado internacional, mas, ao incluir a cabotagem ? transporte para portos domésticos ? o percentual cai para 18 pontos negativos.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna