Motoristas infratores levam ?puxão de orelha? no Carnaval

Durante os quatro dias de Carnaval, nenhum folião estará a salvo de levar um ?puxão de orelhas? por deixar de respeitar as regras de trânsito no litoral paranaense. Basta parar em cima da faixa, não usar o cinto de segurança, levar crianças no banco da frente, não usar capacete ou atravessar a rua fora da faixa. Quem comete uma dessas infrações de trânsito, imediatamente escuta um ?Psiu!? dos atores da Operação Verão 2006 do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).

O Psiu! é uma das novidades que o Detran/PR levou ao litoral este verão para incentivar os veranistas a respeitar as regras de trânsito. As atividades educativas do Detran/PR fazem parte do projeto Viva o Verão, promovido pelo Governo do Estado no litoral. O tema deste ano é ?Verão Inesquecível é Você quem Faz?.

No Psiu!, após o pedido de atenção, os atores explicam qual o erro cometido pelo motorista, passageiro ou pedestre e incentivam a correção do mesmo, sempre de forma bem-humorada. Como prêmio, aplausos e um brinde, que pode ser uma bolinha anti-stress, um pára-sol, uma sacola de praia ou um jogo de palavras cruzadas.

A abordagem é feita nas principais ruas de Guaratuba e Caiobá. ?A intenção é corrigir as infrações de trânsito de forma divertida e incentivar motoristas e pedestres a adotar um comportamento responsável no trânsito?, afirma o diretor do Detran/PR, Marcelo Almeida.

Ele ainda comenta que, durante a ação, não só o motorista ou pedestre que está cometendo a infração é conscientizado. ?Como os atores estão caracterizados e realizam uma verdadeira encenação cômica no meio da rua, as pessoas que estão ao redor são atraídas e acabam recebendo as mesmas orientações?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo