A partir do dia 6 de fevereiro, os motoristas do Paraná habilitados antes de 1998 deverão fazer cursos de atualização para a renovação da carteira. Para agilizar o atendimento à população, o Detran começou a instalar um novo sistema desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em todas as Ciretrans.

continua após a publicidade

O piloto do novo sistema foi instalado na Ciretran de Campo Largo e ficará em teste até o final de fevereiro. A previsão é de que até junho o sistema será instalado nas 98 outras Ciretrans do Estado. Os testes iniciais indicam que a nova aplicação está funcionando plenamente.

Os motoristas da cidade cujas carteiras de habilitação vencem do dia 6 de fevereiro em diante deverão ter freqüentado o curso de 15 horas/aulas num centro de formação de condutores ou dar entrada no processo de renovação do documento na Ciretran para poder agendar a prova.

O curso de atualização para renovação da carteira dos motoristas habilitados antes de 1998 é uma exigência das resoluções 168/169 do Contran. Os motoristas paranaenses que ainda não têm os conteúdos de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, exigidos pelas resoluções, terão duas opções.

continua após a publicidade

A primeira é estudar o conteúdo no site do Detran/PR (www.pr.gov.br/detran) no link ?Curso de Atualização? e fazer a prova de 30 questões gratuitamente na Ciretran mais próxima. A outra opção é freqüentar 15 horas/aula num centro de formação de condutor.

Quem freqüentar o curso presencial é dispensado da prova. O condutor que optar pela prova terá duas chances de ser aprovado. Quem não atingir os 70% necessários para aprovação nas duas tentativas terá que se submeter às aulas presenciais em um centro de formação de condutores.

continua após a publicidade

Os motoristas habilitados antes de 1998 que renovarem suas carteiras sem fazer a prova ou passar pelo curso terão que fazê-lo no próximo vencimento do documento. Os motoristas habilitados antes de 1998, mas que passaram pelo curso de reciclagem para condutores infratores do Detran/PR, estão automaticamente dispensados.

No Paraná, 2,1 milhões de condutores terão que passar pelo curso. A renovação da carteira de habilitação só pode ser feita até 30 dias antes do vencimento.