A Urbs está oferecendo curso de direção defensiva para 200 motoristas e funcionários que dirigem carros da empresa em serviço. Eles têm 16 horas de aula sobre primeiros socorros, mecânica básica, cidadania e meio ambiente. Os motoristas também aprendem a evitar acidentes, antecipando-se às surpresas das ruas.
"Controlar a velocidade, manter a distância entre os veículos, prestar muita atenção aos pedestres. São orientações simples de comportamentos que fazem toda a diferença", afirmou o agente educador Adilson Lombardo, especialista em trânsito e integrante do Núcleo de Educação e Cidadania (NEC) da Diretran.
As aulas de primeiros-socorros são coordenadas pelo agente de trânsito Sérgio de Souza, socorrista formado pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate). Ele ensina os procedimentos médicos emergenciais: como estancar hemorragias, cuidar de ferimentos e fazer reanimação cardiorrespiratória. Além disso, alerta para as conseqüências jurídicas da omissão de socorro, crime previsto no Código Penal e infração grave no Código de Trânsito Brasileiro.
"Tudo que a gente aprende aqui tem muita utilidade, a reciclagem é importante. Só espero nunca precisar dos primeiros socorros", afirma José Ferreira Neto, motorista do setor de sinalização viária com seis anos de profissão, nenhum acidente e nenhum ponto na carteira.
Serviço
O NEC oferece treinamentos para motoristas de empresas particulares interessadas em incentivar a educação e a cidadania no trânsito. Para mais informações e agendamento de palestras, o contato pode ser feito pelo telefone 3320-3031 em horário comercial.