A liberação da praça de pedágio entre as cidades de São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu ? no extremo Oeste do Paraná – foi feita às 10h pelo comando do 14.º Batalhão da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, sob a coordenação do major Honório Simão Carneiro. O motorista Edmilson Santos Moreira, do Rio de Janeiro, foi o primeiro a não pagar o pedágio no Dia da Independência. ?É uma maravilha. Não estou trabalhando. No dia da Independência do Brasil parece que estamos livres do pedágio, pelo menos aqui no Paraná?, comentou.

continua após a publicidade

O caminhoneiro Juvenil Noviva carregava uma carga de farinha de trigo para Goiânia (GO). ?Esse pedágio não devia ter aumentado. Essa estrada já estava pavimentada antes do pedágio e foi feita com dinheiro do povo. Então, não acho justo essa exorbitância que estão cobrando?, relatou. Já Eugênio Vladoski, morador de Medianeira ? a 50 quilômetros de Foz do Iguaçu ? disse não ser contrário à cobrança do pedágio. ?Só que não devia ser um valor tão alto. Devia ser como era o valor antigo?.

Israel Manoel da Silva veio de carro, de Minas Gerais, com a família conhecer as atrações turísticas de Foz do Iguaçu no feriado e se surpreendeu com suspensão da cobrança. ?É muito caro vir de Minas até aqui. A suspensão dessa cobrança é ótima, maravilhosa. Esses pedágios encarecem tudo e até inibem a gente de conhecer o Brasil?, disse.

continua após a publicidade