A liberação da praça de pedágio entre as cidades de São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu ? no extremo Oeste do Paraná – foi feita às 10h pelo comando do 14.º Batalhão da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, sob a coordenação do major Honório Simão Carneiro. O motorista Edmilson Santos Moreira, do Rio de Janeiro, foi o primeiro a não pagar o pedágio no Dia da Independência. ?É uma maravilha. Não estou trabalhando. No dia da Independência do Brasil parece que estamos livres do pedágio, pelo menos aqui no Paraná?, comentou.
O caminhoneiro Juvenil Noviva carregava uma carga de farinha de trigo para Goiânia (GO). ?Esse pedágio não devia ter aumentado. Essa estrada já estava pavimentada antes do pedágio e foi feita com dinheiro do povo. Então, não acho justo essa exorbitância que estão cobrando?, relatou. Já Eugênio Vladoski, morador de Medianeira ? a 50 quilômetros de Foz do Iguaçu ? disse não ser contrário à cobrança do pedágio. ?Só que não devia ser um valor tão alto. Devia ser como era o valor antigo?.
Israel Manoel da Silva veio de carro, de Minas Gerais, com a família conhecer as atrações turísticas de Foz do Iguaçu no feriado e se surpreendeu com suspensão da cobrança. ?É muito caro vir de Minas até aqui. A suspensão dessa cobrança é ótima, maravilhosa. Esses pedágios encarecem tudo e até inibem a gente de conhecer o Brasil?, disse.