Mostras de cinema integram a agenda da Cúpula

A Cúpula América do Sul-Países Árabes, em Brasília, vai além dos debates políticos e dos acordos comerciais de cooperação. A cidade recebe filmes dos países participantes, com três diferentes mostras.

Apresentar aos brasileiros um pouco dessas diferentes culturas. Esse é o objetivo, segundo o chefe da coordenação de divulgação do departamento cultural do Itamaraty, André Maciel. "Criar oportunidades para ampliar o conhecimento entre os povos e também permitir a constatação de que a identidade sul-americana possui uma influência bastante significativa das culturas árabes", acredita Maciel.

A influência árabe sobre a América do Sul é bastante antiga. Ela começa com a ocupação moura da Península Ibérica, na Espanha e em Portugal, a partir do século 8. Espanhóis e portugueses se apropriaram dessas culturas e as difundiram em suas então colônias.

"Os exemplos são vários. O hábito de receber bem o viajante e o estrangeiro é um dos aspectos das culturas de origem árabe presentes no cotidiano brasileiro", avalia Maciel.

Entre os acontecimentos da Cúpula América do Sul-Países Árabes, está o lançamento de uma coleção, com significativos livros de literatura dos países participantes. Os livros serão traduzidos em diversas línguas e lançados, no próximo ano, em todos os países que compõem a Cúpula.

A mostra de cinema árabe está em cartaz no Cine Brasília, até quinta-feira (12) ? a entrada é gratuita nesse espaço. O Cine Academia e o Centro Cultural Banco também exibem filmes da mostra.

Cada país indicou uma obra que julgava significativa para a ocasião. Há filmes da Tunísia, Egito, Síria, Argélia, Palestina e Líbano. E também do Uruguai, Paraguai, Colômbia, Peru, Chile e Argentina. A programação pode ser conferida no site do ministério das Relações Exteriores: www.mre.gov.br.

Os filmes também estarão em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo