Paralela à Mostra Principal do Festival de Teatro de Curitiba, a Mostra de Teatro Universitário é uma iniciativa do Grutun!, que estreia neste ano como parte da programação do Fringe.

continua após a publicidade

Sob a coordenação de Alex Wolf, diretor do Grutun!, o evento traz a Curitiba grupos vindos das mais diversas regiões do estado em 13 performances inéditas na cidade.

Além de apresentações que incluem adaptações de obras famosas, peças autorais e infantis, o projeto também traz palestras e mesas redondas para discutir o tema “Teatro Universitário”.

As atrações tomam conta do palco do Teatro Experimental da UFPR – Teuni (Rua XV de Novembro, 1299) e dos espaços abertos na Praça Santos Andrade, até o dia 05 de abril.

continua após a publicidade

Os ingressos podem ser comprados nas bilheterias oficiais do Festival de Teatro ou diretamente no Teuni pelos valores de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Confira a programação da Mostra Universitária:

continua após a publicidade

396-3962

Adaptação de um trecho de Fontes Murmurantes, primeiro romance do autor catarinense Manoel Carlos Karam. Com 35 minutos de espetáculo, a peça mostra o guarda Campos e seu prisioneiro, o Três-Nove-Meia-Dois, em conflitos que se formam a partir da vinda de um parceiro do guarda Campos, o Guarda Oliveira.

O enredo expõe a dominação do espaço, a criação de regras a partir de uma avaliação particular e a busca por impor um status ao outro, seja pela cooperação, seja pela força e/ou imposição.

Datas das apresentações:
04/04 – 19h;
05/04 – 21h.

Lucíola / UniBrasil

Inspirada no quarto romance do escritor brasileiro José de Alencar, o enredo apresenta a protagonista em um duelo entre o amor puro e a vida de devassidão. Seduzida ainda jovem por um homem, deixou-se levar pelo dinheiro para salvar seus familiares adoecidos.

Expulsa de casa pelo próprio pai, trocando então seu nome de Maria da Glória para Lúcia, passa a viver como prostituta, explorando seus ricos amantes pelos quais manifestava claro desprezo.

Um dia ao conhecer Paulo da Silva, um jovem pernambucano que chega ao Rio de Janeiro, apaixona-se e deixa com que o afeto sincero abale a forma de vida que levava até então.

Datas das apresentações:
25/03 – 17h;
26/03 – 19h;
27/03 – 16h;
30/03 – 16h.

Sonho de uma Noite de Verão 

A peça baseada na obra de William Shakespeare conta que, numa noite de verão, num bosque habitado por fadas e duendes, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se.

Mas na manhã seguinte tudo parece não ter passado de um sonho. Ação, movimentação, paixões, casamentos, brigas, reconciliações, equívocos e finais felizes fazem parte da apresentação.

Datas das apresentações:
27/03 – 21h;
28/03 – 20h;
29/03 – 18h.

La Bohème 

La Bohème encena uma das óperas mais famosas da história, que retratou pela primeira vez a vida proletária e decadente da boemia parisiense. A adaptação se passa em um sótão, no qual quatro artistas amigos se encontram.

Entre eles estão Mimi e Rodolfo, que têm seus destinos ligados pela arte, pobreza e amor. A narrativa repleta de sentimentos intensos, dores e amores, embora frágil em sua estrutura, ganha uma ressonância tremenda justamente graças à força de sua música.

Datas das apresentações:
27/03 – 19h;
03/04 – 19h.
 
Auto dos 99%

A proposta é uma adaptação da peça Auto dos 99% realizada pelo Centro Popular de Cultura (CPC) da União de Estudantes (UNE), em 1962. A montagem atual é produzida por uma concepção que envolve revista e personagens cômicos e conduzida por músicas de forma irônica.

A história trata historicamente da criação do ensino superior no Brasil desde a chegada dos portugueses no Brasil, a vinda de D. João VI e a proclamação da República. O espetáculo é uma crítica à forma como o estudante brasileiro tem acesso ao ensino superior em nosso País.

Com uma veia bem humorada o tema é levado ao público de forma épica para promover a crítica sobre as injustiças no acesso ao ensino e as contrariedades na educação brasileira.

Datas das apresentações:
28/03 – 17h;
29/03 – 16h.
 
Vai e Vem do Bem 

O espetáculo infantil é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e tem por objetivo a educação para o trânsito. A partir das aventuras da Santinha Guardalina e seu amigo Anjo Preferencial, propõe às crianças novas formas de agirem em relação ao trânsito. Guardalina e Preferencial descem todos os dias do céu para resolver os problemas criados pelo condutor Infracionário no trânsito das cidades.

Datas das apresentações:
28/03 – 14h;
29/03 – 15h;
04/04 – 16h.

Vampirilda

No enredo, uma pequena vampira que tem medo de sangue e seus colegas de classe tentam driblar a prova final de magia. Espetáculo de rua voltado ao público infantil,faz parte do projeto Grutun! Comunidade, que visa levar teatro às escolas de ensino fundamental da região metropolitana de Curitiba, gratuitamente.

Datas das apresentações:
28/03 – 16h;
04/04 – 14h;
05/04 – 16h.
 
Era uma vez…

O espetáculo tem o objetivo de levar as crianças ao mundo mágico do teatro, da contação de histórias, além do teatro de sombra, fantoche, jogo cantado e das brincadeiras. Com três pequenas histórias, o projeto aproxima a sala de aula com o fazer teatral.

Datas das apresentações:
29/03 – 14h;
05/04 – 14h.

O Tempo e o Lugar

O texto liberado para o grupo diretamente pelo autor Boto Strauss trata sobre o tempo e a vida das pessoas perdidas dentro dele. Uma festa que não tem fim porque os convidados voltam atrás.

Aos poucos é possível saber nomes e histórias das personagens e o público é convidado a entrar na peça e na festa que, entretanto, já se transformou num desenrolar de memórias, histórias amargas de amores não resolvidos.

Datas das apresentações:
29/03 – 21h;
30/03 – 21h;
31/03 – 21h.
 
Quatro Mentes

Uma mãe, uma menina, uma irmã e um psicopata. Baseada na obra Roberto Zucco, do dramaturgo francês Bernard-Marie Koltès, a peça traz indivíduos peculiares, mergulhando no universo da psicopatia.

Mostrando que os traços de transtorno de personalidade estão presentes em nossa rotina diária, com atitudes impensáveis e insensíveis, o espectador em “Quatro Mentes” tem um lugar de voyeur.

No entanto, ele também é olhado, percebido pela cena. É a multidão que esconde Zucco e é ameaçada por ele. O (s) psicopata (s) está entre nós, ele é um rapaz normal e sensato, estudante de Linguística da Universidade de Sorbonne, que nunca se fez notar, mas que assassinara seu pai, sua mãe, um inspetor de polícia e uma criança.

Datas das apresentações:
30/03 – 19h;
31/03 – 19h;
01/04 – 19h.
 
No País dos Prequetés

Nita é a personagem principal que, brincando com seus amigos, descobre que nos jogos infantis sempre tem alguém dando ordens e outros sendo obrigados a cumpri-las. Inconformada, decide fazer uma viagem para saber como as coisas acontecem. Nas suas andanças encontra-se com Prequeté, um personagem filósofo e contestador, e seus irmãos.

Prequeté não aceita as regras estabelecidas. De uma maneira inteligente, divertida e com muita música e dança, a proposta provoca reflexão sobre o que é autoridade, convívio social, companheirismo e solidariedade.

Datas das apresentações:
31/03 – 14h;
01/04 – 14h;
02/04 – 16h.
 
Revolução das Mulheres

A peça foi escolhida para homenagear os 15 anos do Centro Universitário UniBrasil, completados neste ano. A adaptação do texto de Aristófanes é embalado pelas músicas de Rita Lee.

A crítica política, as questões de gênero, os defeitos da personalidade dos homens e mulheres, entre outros assuntos são abordados de forma divertida e intercalados por números musicais.

Datas das apresentações:
02/04 – 21h;
03/04 – 21h;
04/04 – 21h.

Meno Male

A peça conta o cotidiano de Alberto, um político corrupto, e sua mulher Luísa, que vivem uma infeliz união conjugal. Além disso, há outros personagens envolvidos na trama: a secretária de Alberto, que é apaixonada por ele; Galdino, um assessor fofoqueiro, e Angelina, uma adolescente com quem o político mantém um caso amoroso, filha de Nicola, um taxista italiano falido.

Certo dia, após saírem juntos, Alberto bate no táxi de Nicola e o romance dele com Angelina é descoberto. O enredo é envolto por comédia humana, risos, corrupção, volúpia e cinismo na cena.

Datas de apresentação:
03/abr – 17h;
04/abr – 17h;
05/abr – 17h.