Uma área de 3,3 mil metros quadrados de uma estação de metrô em construção na Potsdamer Platz, em Berlim, exatamente no subsolo do imponente complexo do Sony Center, vai abrigar de 8 de junho a 8 de julho a mostra "Pelé Station – Experience the Legend in Ação". É um investimento de 3 milhões de euros, com o qual o atleta do século, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, pretende inaugurar uma nova fase no licenciamento do seu nome, sua marca e suas imagens.
Por trás dessa mostra e à frente dos negócios estará a Prime, empresa criada para vender a marca Pelé em todo o mundo e tudo o que se relaciona ao atleta, preservando-se apenas dois contratos fechados anteriormente: o projeto de academias de ginástica PeléClub, em parceria com a Figer, do uruguaio Juan Figer; e a marca Café Pelé, com a qual a Cacique vende o produto para o Leste Europeu, em especial a Rússia.
Criada pelo empresário Marco Parizotto, a Prime tem no comando das operações Paulo Roberto Ferreira, executivo que atuou como presidente da Creata para a América Latina e ex-vice-presidente da Walt Disney. Segundo Ferreira, a marca Pelé reúne todos os atributos para sustentar vendas e agregar valor a produtos e serviços, especialmente os brasileiros. "É uma marca forte, que tem carisma", afirma. Para comprovar, Ferreira recorre ao modelo desenhado por David Ogilvy, o criador do grupo Ogilvy, que diz que a marca tem o poder de emocionar o consumidor e impulsionar compras.
Para demonstrar esse poder, a marca Pelé estréia a mostra de Berlim com a apresentação da coleção de artigos esportivos Puma que carregam a assinatura do atleta brasileiro, além de óculos produzidos na Itália e um perfume francês.
O pré-aquecimento, no entanto, começa no próximo mês, no Brasil. Para voltar a fixar a imagem do atleta e sua relação com a Copa, a Prime fechou acordo com a operadora de celular Claro, que começa a ofertar o dowload de imagens dos melhores momentos da carreira desse mineiro de Três Corações, que sagrou-se campeão em três Copas (1958, 1962 e 1970).
Além disso, Pelé vai tirar da parede um quadro clássico do americano Andy Warhol, que o pintou. A tela vai se juntar a dez outras, pintadas recentemente pelo brasileiro Romero Britto, e que vão constituir material de apoio para fixar e valorizar a imagem do atleta. "É um plano profissional de licenciamento, que pretende atingir os vários segmentos da economia, abrindo a oportunidades a produtos e serviços de carregarem em suas estratégias de marketing e embalagens um ícone do esporte mundial", diz.
A publicidade não chega a ser novidade para Pelé. Ele fez sua estréia internacional em 1958, na Copa disputada na Suécia. Foi em Estocolmo que o atleta do século fechou contrato para a então recém-lançada tecnologia de embalagens desenvolvida pela Tetra Pak. Ele posava exibindo uma embalagem triangular, com a qual os sucos eram vendidos.
Pelé passou a ser, além de um mito dos campos de futebol um dos homens mais requisitados para vender de tudo. A Prime, garante Ferreira, que já cuidou de personagens Disney, como o Mickey, vai fazer de tudo para que essa marca e essa imagem não perca valor.
