Faleceu na madrugada de ontem o meia polonês Krzysztof Nowak, na Alemanha, aos 29 anos de idade, vítima da doença conhecida como Esclerose Lateral Amiotrófica (ALS), que causa atrofia por denervação e fraqueza muscular.
Nowak nasceu em setembro de 1975 em Varsóvia. Jogou no Sokol Pniewy, Sokol Tychy, Panahaiki Patras (da Grécia) e no Legia Varsóvia. Meia talentoso, foi convocado para a seleção polonesa sub-20 e chamou a atenção do empresário uruguaio Juan Figer. Em 1996, Figer intermediou a transferência de Nowak e de seu compatriota Piekarski para o Atlético.
Nowak se adaptou rapidamente ao Brasil e virou ídolo da torcida atleticana. Ao lado de Alex Lopes, Piekarski e Jean Carlo, formou um célebre meio-campo que abasteceu o ataque formado por Paulo Rink e Oséas durante o Brasileirão de 96. Mesmo com a saída de Piekarski, permaneceu no Furacão e atuou durante toda a temporada de 97 pelo clube. No início do ano seguinte, foi negociado com o Wolfsburg, onde também tornou-se ídolo., marcando dez gols em 83 jogos.
O atleta descobriu que era portador da ALS em 2001. A doença agravou-se e o jogador precisou utilizar cadeira de rodas.
(Com informações do site www.furacao.com)