O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse há pouco que não faltará gás natural para o Brasil e todos os contratos vigentes entre os dois países serão honrados.
Vamos cumprir com todos os contratos que temos com a Petrobras. Nunca faltará gás para o Brasil, declarou Evo, em declaração conjunta ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que encerrou sua visita a Brasília.
Sobre o aumento do preço do gás vendido para Cuiabá, o boliviano disse: Foi um preço justo, sempre considerei o Brasil um país irmão. O aumento, anunciado ontem, foi de US$ 1,19 por milhão de BTU (sigla em inglês para Unidade Térmica Britânica) para US$ 4,2.
Lula disse que prometeu a Evo tomar as medidas necessárias para que o valor seja efetivamente aumentado até abril.
Segundo o presidente brasileiro, ficou acertado que componentes do gás que têm valor de mercado reconhecido passarão a ser remunerados por sua cotação internacional. Isso fará justiça ao valor do gás boliviano e atenderá um pleito do presidente Morales.
Paralelamente, ele disse, ficou combinado que o governo boliviano tomará as providências necessárias para que os novos contratos de operação entrem em vigor nos próximos dias.