Morales promete que contratos serão cumpridos e não faltará gás no Brasil

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse há pouco que não faltará gás natural para o Brasil e todos os contratos vigentes entre os dois países serão honrados.

Vamos cumprir com todos os contratos que temos com a Petrobras. Nunca faltará gás para o Brasil, declarou Evo, em declaração conjunta ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que encerrou sua visita a Brasília.

Sobre o aumento do preço do gás vendido para Cuiabá, o boliviano disse: Foi um preço justo, sempre considerei o Brasil um país irmão. O aumento, anunciado ontem, foi de US$ 1,19 por milhão de BTU (sigla em inglês para Unidade Térmica Britânica) para US$ 4,2.

Lula disse que prometeu a Evo tomar as medidas necessárias para que o valor seja efetivamente aumentado até abril.

Segundo o presidente brasileiro, ficou acertado que componentes do gás que têm valor de mercado reconhecido passarão a ser remunerados por sua cotação internacional. Isso fará justiça ao valor do gás boliviano e atenderá um pleito do presidente Morales.

Paralelamente, ele disse, ficou combinado que o governo boliviano tomará as providências necessárias para que os novos contratos de operação entrem em vigor nos próximos dias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo