Os moradores do Jardim Laranjeiras, no bairro da Santa Cândida, zona norte de Curitiba, estão transformando terrenos baldios em hortas para a comunidade. A primeira plantação surgiu há cerca de seis anos, quando João Simão do Nascimento, 62 anos, e sua esposa Maria do Nascimento, 60, decidiram limpar um terreno nos fundos de um conjunto habitacional da região que estava se transformando em depósito de lixo.
Com o apoio dos demais moradores e alguns meses de muito trabalho, João e Maria tiraram o lixo, cortaram o mato e plantaram as primeiras mudas de verduras. O cenário de hoje nem de longe lembra o do início do trabalho. O mato alto e o lixo deram lugar as plantações de alface, rúcula, cheiro verde, couve, pepino e demais mantimentos, dependendo da estação do ano.
Há menos de um ano, o esforço dos dois ganhou o apoio da Prefeitura, através do projeto Nosso Quintal. Técnicos do programa passaram a visitar a horta regularmente, fornecendo mudas, sementes, calcário e adubo e orientação técnica. ?Agora ficou bem fácil. Antes, a gente levava dois meses para poder colher a alface e a cebolinha. Agora leva só um mês. Eles mandam a muda bem bonita e com o calcário a terra fica melhor?, explica João.
O auxílio da Prefeitura aumentou a produção e, atualmente, mais de 20 famílias, além do próprio casal, contam com as verduras e os legumes da horta. ?Tem gente que pega alface todo o dia. Tem gente que pede para comprar. Aí explicamos que não vendemos e dá o que a pessoa quer?, diz João, que encara o trabalho como um passatempo. ?Sou aposentado pela Prefeitura e sempre gostei de cuidar da terra. Faço o que gosto, planto para minha família e para o pessoal do bairro.?