Um projeto desenvolvido pela Associação Proteção à Infância Vovô Vitorino está levando educação alimentar para moradores pobres da comunidade do Tatuquara, em Curitiba. O trabalho é realizado nas instalações da Cozinha Comunitária da Associação, montadas com os equipamentos doados pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. ?O último curso que realizamos aqui, em parceria com a prefeitura de Curitiba, envolveu 20 alunas e o tema foi a educação alimentar e o aproveitamento dos alimentos?, explica a assistente social e vice-presidente da Associação, Maria Júlia Xavier.
Segundo ela, as alunas são multiplicadoras, ou seja, irão promover outros pequenos cursos com pessoas da comunidade para passar o conhecimento adiante.
A aluna Maria Mércia dos Santos, 50 anos, comenta que participou do curso justamente por essa razão. ?Sou coordenadora de uma horta comunitária da região, e quero passar o que aprendi para as outras mulheres que trabalham comigo. Além disso, aprendi a aproveitar melhor o que retiro da horta para produzir alimentos e vender para fora?, conta.
Elza Savioli, 44 anos, também é coordenadora de uma horta comunitária local e conta o que aprendeu durante o curso. ?Com poucos alimentos é possível fazer uma refeição completa, aproveitando até mesmo as folhas e cascas que geralmente jogamos fora?, afirma ela.
Trabalho
A Associação Vovô Vitorino foi criada há doze anos e, desde setembro do ano passado, conta com a Cozinha Comunitária, doada pela Secretaria. Os equipamentos custaram R$ 16,6 mil e foram doados à associação em contrato de comodato por dez anos.
Além dos cursos, a cozinha também é usada no preparo da merenda para 60 crianças de quatro a seis anos, matriculadas na pré-escola da entidade, e para servir refeições aos adolescentes e idosos que freqüentam a instituição. ?Às terças e quintas-feiras, a entidade recebe 30 adolescentes pobres para atividades de contra-turno escolar e, nas sextas, 25 jovens gestantes aprendem a fazer aqui, com materiais doados, o enxoval do bebê?, explica a vice-presidente da Associação.
A entidade ainda realiza a cada dois meses uma grande troca de alimentos pelo lixo coletado por famílias carentes do bairro. A última troca, feita no dia 20 de junho, reuniu 598 famílias. ?Todo o material coletado por eles e trocado por alimentos é vendido para um depósito da região. É com este dinheiro que produzimos as merendas das outras atividades da instituição?, explica Maria Júlia. De acordo com ela, a Associação Vovô Vitorino tem expectativa de realizar mais cursos de culinária e de ceder a cozinha para que as mulheres do Tatuquara produzam alimentos para venda.
Programa
O programa de Cozinhas Comunitárias faz parte do Fome Zero do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e é administrado no Paraná pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social.
O público-alvo do programa são os acampamentos e assentamentos, as comunidades de periferias urbanas e os municípios integrantes dos Consórcios Intermunicipais de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local. Em dois anos foram atendidas 127 comunidades. Para mais informações acesse o site www.setp.pr.gov.br ou ligue para o telefone (41) 3883-2500.